TREC RJ

O objetivo da TREC RJ é difundir a teoria entre profissionais e estudantes da área de saúde mental e o público em geral do Rio de Janeiro entre o público de treinamentos, certificações, palestras e psicoterapia.


O projeto TREC RJ nasceu do contato com a TREC - Terapia Racional Emotivo Comportamental em abril de 2017 e logo me apaixonei pela teoria!

Ao buscar aqui na Cidade Maravilhosa onde pudesse aprender mais sobre a abordagem, tive a surpresa em saber que poucos profissionais a conheciam!


Fui buscar conhecimento então fora do Rio, quando decidi trazer este conhecimento para meus colegas. Era o inicio da TREC RJ.


Aproveito o espaço para registrar minha profunda gratidão à mais que amiga, psicóloga Andrea Caroli, pelo apoio e carinho para fazer este projeto dar certo. Meu sincero muito obrigada.

Abaixo você encontra nossa linha do tempo.

Deixo aqui meu convite a conhecer esta teoria, que apesar de simples, é tão profunda e transformadora!

Por Márcia Verônica de Paiva Machado, psicóloga e idealizadora do projeto TREC RJ.

______

2017

Abril: Meu primeiro contato com a TREC

Outubro: início da divulgação da 1ª turma em Certificação TREC TCC - Módulo Inicial no Rio de Janeiro

2018
Agosto: 1ª turma em Certificação TREC TCC (Módulo Inicial)

2019

Janeiro: 2ª turma em Certificação TREC TCC (Módulo Inicial)

Agosto: 3ª turma em Certificação TREC TCC (Módulo Inicial em Infância e Adolescência)

Agosto: 1º Workshop Internacional - Ensinando Habilidades Socioemocionais para Crianças e Adolescentes

Outubro: 4ª turma em Certificação TREC TCC (Módulo Avançado)

2020

Fevereiro: 2º Workshop Internacional - TREC para depressão e ansiedade

Maio: 1º grupo de estudos online

Agosto: 2º grupo de estudos online

Outubro: 3º Workshop Internacional - TREC para abordagem de problemas de casal - Inscrições abertas

2021

Calendário de eventos - em breve

 

TREC

O que é a Terapia Racional-Emotiva Comportamental

A sigla TREC resume Terapia Racional Emotiva Comportamental.

É a primeira das abordagens cognitivo-comportamentais (TCC).

Foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Albert Ellis.

Quem foi Albert Ellis?

Dr. Albert Ellis, foi considerado um dos psicoterapeutas mais influentes da história.

Nasceu no dia 27 de setembro de 2013 em Pittsburgh/USA. Faleceu no dia 24 de julho de 2007 em Nova York/USA, aos 93 anos, deixando mais de 80 livros.

Em uma pesquisa realizada em 1982 entre aproximadamente 800 psicólogos clínicos e de aconselhamento americanos, Albert Ellis foi considerado ainda mais influente no campo do que Sigmund Freud. Antes de sua morte em 2007, Psychology Today descreveu-o como o "maior psicólogo vivo".

Psicólogo clínico, psicanalista de formação. Ellis, cada vez mais insatisfeito com os resultados oferecidos pela tradicional prática psicanalítica, observou que, o fato de seus pacientes serem capazes de se tornarem conscientes de seus problemas não fazia com que seus comportamentos mudassem.

Na década de 1950, Ellis começou a experimentar outros tipos de psicoterapia e foi fortemente influenciado por filósofos e psicólogos, incluindo Karen Horney e Alfred Adler, bem como o trabalho dos terapeutas comportamentais. A partir daí, ele desenvolveu uma abordagem orientada para a ação e a psicoterapia projetada para produzir resultados, ajudando os pacientes a gerenciar suas emoções, cognições e comportamentos.

De acordo com Ellis, “as pessoas não são perturbadas por coisas, mas sim pela sua visão das coisas.” Esta frase tem forte influência do estoicismo.


A abordagem TREC

Tem como objetivo principal ajudar clientes a desenvolverem em uma nova filosofia de vida, baseada em preferências e não exigências. Uma postura mais flexível, tolerante e racional, que os ajude a alcançarem seus objetivos pessoais.

Isto pode ser alcançado através da flexibilização de crenças irracionais, disfuncionais e padrões de pensamentos distorcidos, entendidas como a origem do sofrimento mental.

A TREC é eficaz no tratamento de questões ligadas a depressão, ansiedade, raiva, perfeccionismo, trabalhando com o cliente questões de aceitação incondicional, tolerância a frustração e uma nova filosofia de vida preferencial.

A sessão TREC ensina a identificar, desafiar e substituir suas crenças autodestrutivas por outras mais saudáveis, que promovam o bem-estar emocional e o alcance das metas.

A afirmação fundamental da terapia racional-emotiva comportamental é que a maneira como as pessoas se sentem é bastante influenciada pela forma como elas pensam. Quando as pessoas têm crenças irracionais sobre si mesmas ou sobre o mundo, acontecem o sofrimento.

Ellis sugeriu que as pessoas erroneamente culpam eventos externos para a infelicidade. Defende que é a nossa interpretação de tais eventos que realmente causa nosso sofrimento psíquico.

Para explicar este processo, Ellis desenvolveu o que ele se referiu como o modelo ABC:

A – Evento ativador: Situação ou evento específico que gera interpretações e inferências.

B – Sistema de Crenças: Conjunto de regras que determinam a forma como iremos reagir ao evento ativador. Podem ser irracionais ou racionais.

C – Consequência: Reações comportamentais, emocionais. As consequências são resultado da interação do evento ativar com o sistema de crenças. (A X B = C). podem ser não-saudáveis e autossabotadoras ou saudáveis e funcionais.


Os passos básicos na terapia racional emotiva comportamental:

Identificar as crenças irracionais, rígidas, absolutistas e intolerantes.

Desafiando as crenças irracionais, através de questionamento e experimentos.

Construção de nova crença racional, flexível, preferencial e tolerante.

A TREC, terapia racional-emotiva comportamental, demonstra importantes resultados no tratamento de uma variedade de transtornos psicológicos.

 
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

©2019 por TREC RJ.